domingo, 11 de julho de 2010

Festival das Artes de Coimbra de 2010




2ª edição do Festival das Artes, promovido pela Fundação Inês de Castro e pela Quinta das Lágrimas, vai decorrer de 16 de Julho a 1 de Agosto, em Coimbra, sob o mote “Águas Infindas”.

À semelhança da edição anterior, este festival transversal dedicado às várias artes volta a ter diversos ciclos temáticos, como Música, Palavra, Coreografia, Artes Plásticas, Teatro, Cinema, Património, Conferências, Esperança, Gastronomia e Vida, num total de mais de 42 eventos, a decorrerem maioritariamente na Quinta das Lágrimas, durante 15 dias seguidos.



A aposta na promoção este ano também é mais forte, a começar pela apresentação à imprensa, primeiro em Lisboa e depois em Coimbra, na distribuição de um desdobrável com a programação completa e que inclui um voucher de desconto de 50% por vários pontos estratégicos, e a aposta em alguns mercados estrangeiros.



“A nossa ambição é fazer deste festival, o melhor festival ao ar livre do género em Portugal e transformá-lo numa referência a nível internacional na sua área”, referiu José Miguel Júdice ao C&H à margem da apresentação em Lisboa.



Entre os vários programas do festival, o responsável da Quinta das Lágrimas destacou o Concerto Köln, que vai interpretar “Ondulações barrocas” (considerado um dos melhores do mundo), as participações dos músicos Pedro Burmester, António Pinho Vargas, e Bernardo Sassetti.



A passagem do ciclo de cinema este ano para o anfiteatro ao ar livre da Quinta, e a participação do chefe Santi Santamaria, detentor de três estrelas Michelin, que vai ser o autor do menu de dia 27 de Julho, no Restaurante Arcadas da Quinta das Lágrimas, no Ciclo de gastronomia, são outras das novidades do programa.



O festival arranca no dia 16 de Julho, às 19h30, com o concerto “Bem Vindos a Coimbra”, pela Orquestra Clássica do Centro e pelo Coro dos Antigos Orfeonistas da Universidade de Coimbra e termina no dia 1 de Agosto, às 21h30, com o espectáculo “Maiorca”, ambos na Quinta das Lágrimas.




O tema para 2011 já está escolhido e vai ser dedicado a Inês de Castro, sob o tema “Paixões Trágicas”, em articulação com o Mosteiro de Alcobaça.



Os bilhetes para os espectáculos no anfiteatro da Quinta das Lágrimas têm um preço de 10 euros (o limite máximo é de mil pessoas), os bilhetes de cinema 5 euros, o jantar de dia 27 tem um preço de 80 euros e os outros dois jantares do ciclo de gastronomia 50 euros.


Festival das Artes 2010


A Fundação Inês de Castro, instituição particular de direito privado com sede em Coimbra, na Quinta das Lágrimas, organiza a 2ª edição do Festival das Artes, lançado em 2009, este ano sobre o tema “Águas Infindas”.


Trata-se de um Festival de Verão que se desenrola ao ar livre no anfiteatro “ Colina de Camões”, na Quinta das Lágrimas, galardoado em 2008 com o Prémio Nacional de Arquitectura Paisagística.


O Festival das Artes reafirma a sua ambição de se tornar uma referência a nível nacional e internacional no âmbito dos festivais de Verão ao ar livre, não esquecendo a intenção de vir a constituir-se como uma âncora de turismo cultural que ajude a promoção de Coimbra.


Um Festival realizado no Jardim da Quinta das Lágrimas, próximo da Fonte dos Amores, um local de incontestável valor histórico e mítico, beneficiando por isso de um espaço natural de excepção, com uma vista única para o “monte sagrado” de Coimbra, apostando na fruição estética integrada em que as sensações musicais e visuais interagem, mas estendendo-se, também este ano, a vários locais históricos da cidade de Coimbra.


Um Festival multi-artes, cujo objectivo é, em cada ano, realizar acontecimentos relacionados com as Artes, nomeadamente a Música, o Teatro, a Dança, o Cinema, a Fotografia, a Banda Desenhada, a Gastronomia, a Poesia e a Narrativa.


Para o Festival de 2010, a intenção é aumentar, muito claramente o número de eventos, criar um ambiente festivo na cidade de Coimbra para reforçar a sua visibilidade, realizar acções promocionais conjuntas com mecenas e patrocinadores e, com isso, potenciar as oportunidades de fortalecer a imagem de aliança entre a Fundação Inês de Castro e o seu Festival, e cada uma das entidades apoiantes


Fundação Inês Castro:




CALENDÁRIO DO FESTIVAL DAS ARTES (Ver em):

Nenhum comentário:

Postar um comentário