domingo, 15 de agosto de 2010

Homenagem ao Grão Mestre da Ordem do Templo


Ordo Supremus Militaris Templi Hierosolymitani Grão Priorado de Portugal Comendadoria de Coimbra Rainha Santa Isabel

Na cidade de Coimbra, sede da Comendadoria de Coimbra Rainha Santa Isabel e do Bailiado das Beiras, nos próximos dias 2 a 4 de Setembro, irá decorrer a homenagem ao 51º Grão Mestre da Ordem dos Templários , Dom Fernando Pinto Fontes pelos seus 50 anos à frente da Ordem.
Transcreve-se o o editorial do Caderno Templário nº 16 para se ter uma pequena ideia sobre a actividade deste responsável máximo da Ordem:
EDITORIAL

Ao evocar Jacques de Molay, sua obra e seus méritos, é inevitável transportar o pensamento para a Ordem nos dias de hoje e consubstanciar na figura do actual Grão Mestre a difícil tarefa, na complexidades dos tempos que decorrem, de dar continuidade, na prática, aos velhos/novos ideais da Ordem do Templo.
No passado dia 19 de Fevereiro o nosso Grão Mestre Dom Fernando Pinto Fontes celebrou 50 anos como responsável máximo da Ordem do Templo. O que foram estes longos anos, as canseiras, as longas noites perdidas na busca de soluções, de consensos, por vezes tão difíceis de serem alcançados, os artigos de jornais e revistas, reportagens mediáticas, viagens de serviço à Ordem, são prova da actividade deste Grão Mestre. Lembram-se algumas das suas palavras retiradas da sua habitual mensagem presente nas colectâneas, estas no seu número XV – 1 – MCMXCII, página XV-13, 19 de Fevereiro de 1992, e que com o devido respeito se transcrevem:
“ …assinala-se a data de mais um ANIVERSÁRIO – 32 ANOS – na função máxima da Ordem, período longo e somente ultrapassado pelos nossos antepassados: 1574-1615 - G. M. nº 37 - HENRY DE MONTORENCY - 41 anos;1615- 1651 - G. M. nº 38 - CHARLES DE VALOIS - 36 anos; 1741-1776 - G. M . nº 44 - LOUIS FRANÇOIS DE BOURBON, PRINCE DE CONTY - 35 anos.”
No presente ano comemora-se o 50º aniversário do actual Grão-Mestre! E, reportando-nos mais uma vez ao artigo da referida publicação, eram estas as suas palavras:
“…dá ensejo a uma meditação global da nossa actuação, neste honroso e inigualável cargo, de verificar quanto me tem sido difícil, quantas alegrias, como desgostos pelo conhecimento de vários fracassos em diligências que tanto teriam sido úteis para a Ordem, como o comportamento de alguns membros por vezes exercendo funções elevadas. Como a morte de leais Templários que sempre defenderam a Ordem em locais e circunstâncias adversas nos faz contudo considerar que a Ordem mesmo seguindo em posição modesta e aquém da sua real
projecção, tem assegurado a sua continuidade pelos diversos mecanismos legais que têm sido efectuados. “
É com regozijo que comemoramos estes cinquenta anos e as conquistas que, desde as sábias palavras proferidas, foram entretanto conseguidas.
Parabéns Grâo-Mestre!

NON NOBIS DOMINE NON NOBIS SED NOMINI TUO DA GLORIAM

Nenhum comentário:

Postar um comentário