sexta-feira, 18 de junho de 2010

ENSAIO SOBRE A CEGUEIRA


ENSAIO SOBRE A CEGUEIRA - TRAILER OFICIAL / CEGUEIRA



ENSAIO SOBRE A CEGUEIRA conta a história de uma inédita epidemia de cegueira, inexplicável, que se abate sobre uma cidade não identificada. Tal "cegueira branca" - assim chamada, pois as pessoas infectadas passam a ver apenas uma superfície leitosa - manifesta-se primeiramente num homem no trânsito e, lentamente, espalha-se pelo país. Aos poucos, todos acabam cegos e reduzidos a meros seres lutando por suas necessidades básicas, expondo seus instintos primários. À medida que os afectados pela epidemia são colocados em quarentena e os serviços do Estado começam a falhar, a trama segue a mulher de um médico, a única pessoa que não é afectada pela doença.
ENSAIO SOBRE A CEGUEIRA, dirigido por Fernando Meirelles (de "O Jardineiro Fiel" e "Cidade de Deus", pelo qual foi indicado para o Oscar de Melhor Director), é baseado na obra do escritor português José Saramago, único escritor da língua portuguesa a receber o primeiro Nobel de Literatura.




A reação de José Saramago depois de assistir pela primeira vez ao filme "Ensaio Sobre a Cegueira" com o diretor Fernando Meirelles.

2 comentários:

  1. Como não verter uma lágrima, também, de emoção dentro da emoção deste Homem que "levantado do (seu mesmo) chão" nos cegou com esta beleza.
    Capaz de gerar as maiores controvérsias e polémicas, Saramago é um escritor de "mão cheia" e de palavras simples, mas reais, na sua imaginação. O (seu) mundo de palavras é o seu legado. Deu-se à Vida e também à Morte, creio.

    ResponderExcluir
  2. Não poderei nunca esquecer a emoção que senti quando li um texto de Jose Saramago pela primeira vez. Era sobre o rosto de uma mulher idosa, e percorria-se aquela leitura como se fosse uma viagem inesquecivel.
    Hoje, simplesmente Ele deixou de "estar", não morreu, deixou de "estar"...
    Abraço-o.

    ResponderExcluir